Uma dúvida muito comum de quem busca contratar um serviço de Demolição em São Paulo é saber a diferença entre os tipos mais comuns, como a demolição com implosão, a demolição manual e a demolição mecânica. Para te ajudar a entender melhor essa diferença e, com isso permitir que você escolha a opção que mais se adequará à sua obra, levando em conta o resultado esperado, a possível reciclagem de materiais e, claro, as possibilidades de demolição naquela região em específico - já que existem locais onde ela deve seguir normas de barulho e de riscos ao entorno.
Abaixo, trouxemos os tipos mais comuns de demolição, com os benefícios e as desvantagens de cada uma delas. Vamos conferir!
O primeiro tipo de demolição mais comum e que costuma ser bastante procurada para quem possui edifícios menores, como casas ou sobrados, é a demolição manual. O serviço consiste, basicamente, em demolir o local com o uso de ferramentas manuais, que não são os maquinários com condutor. Essas ferramentas possuem a característica de oferecer a demolição com menos danos ao local, favorecendo a chamada reciclagem, que é quando o dono do imóvel quer aproveitar materiais que ali estão, como azulejos, janelas, portas e até mesmo concreto para a reciclagem pública.
A demolição manual tem a vantagem de oferecer a reciclagem, mas tem a desvantagem de ser mais demorada, afinal, existe todo um trabalho manual que deve ser realizado com calma e aos poucos. Para quem tem pressa, é uma opção menos indicada.
A demolição mecânica tem o intuito de derrubar um edifício por meio do uso de maquinários pesados com condutor. Essas máquinas derrubam portas, paredes e estruturas de uma única vez, sendo ideais para quem está com pressa e não quer esperar uma demolição manual.
Como desvantagem, está o fato de que as máquinas são bem grandes e precisam de espaço para locomoção, assim como é preciso liberar espaço para o fluxo de carros que vão carregar o entulho. Com isso, pode ser mais difícil realizar uma demolição mecânica em terrenos pequenos. Outro porém também está em casas conjugadas ou em locais onde há o desejo de preservar um imóvel bem próximo. A máquina pesada não é muito precisa e os edifícios colados podem ser danificados.
Esse tipo de demolição é indicada para locais mais amplos e onde todo o imóvel será demolido, limpando o terreno como um todo.
A demolição por implosão, como o nome diz, envolve o uso de explosivos, que são colocados na parte de baixo do edifício, fazendo com que ele imploda, indo abaixo. Esse é um tipo de demolição mais complexa e que costuma ser indicada para locais maiores, onde a rapidez é prioridade!