Quando você decide construir, é importante ter em mãos um bom projeto e o máximo de conhecimento sobre o que será executado. Porém, antes que a estrutura comece a ser levantada, é necessário preparar o solo, para garantir um resultado satisfatório para todos. E para que isso aconteça, existe um processo chamado terraplanagem. Você sabe como funciona a terraplanagem e qual a importância da mesma em uma obra? Continue lendo para saber mais informações.
De certo modo, a terraplanagem é o ponto de partida de qualquer construção. Ela é responsável por preparar o solo para receber a parte estrutural da obra, para que tudo saia conforme o planejado.
Antes de iniciar a terraplanagem, é necessário retirar toda a vegetação da área (se houver) e qualquer outra coisa que possa atrapalhar o processo. Isso garantirá a qualidade do seu terreno, e o deixará mais sólido e estável possível.
Esse procedimento, geralmente, é acompanhado por um profissional de engenharia ou um arquiteto, responsáveis pela execução da obra, e que seguirão as cotas níveis definidas no levantamento planialtimétrico do terreno.
Assim como é importante reconhecer o preço da terraplanagem ou dos equipamentos, por exemplo, também é fundamental entender a relevância desta fase, pois ela influencia em toda a segurança que a obra terá.
O solo precisa ser bem preparado para que o projeto de construção civil possa ser seguido de maneira correta. Sem o cuidado de compactação, por exemplo, o terreno correrá o risco de ceder, fazendo com que a estrutura construída seja impactada, gerando rachaduras e, algumas vezes, até um desabamento.
Já a falta de nivelamento faz com que haja desregulamento nas alturas e até no visual construtivo. Portanto, não se pode abrir mão dessa etapa se você deseja ter uma obra segura e realmente eficiente.
Ao mesmo tempo em que a terraplanagem é um procedimento importante, ela também pode ter um alto custo. Muitas vezes, é necessário ter uma mão de obra capacitada, assim como equipamentos corretos. Em algumas obras, inclusive, acabam ocorrendo imprevistos inevitáveis que comprometem a execução de tudo o que foi planejado.
Por conta de fatores como estes que, na maioria das vezes, vale a pena terceirizar a etapa de terraplanagem, pois ao contratar uma empresa especializada, e que saiba realizar corretamente todo o processo, as chances de que tudo saia como planejado são bem maiores.
A hora de contratar uma empresa de terraplanagem em São Paulo sempre levanta muitas dúvidas nos profissionais de construção civil. Esse processo tem extrema importância para a obra e, quando feito de forma incorreta, traz sérias consequências, como: problemas estruturais, demolição de estruturas que já estavam prontas, maior possibilidade de acidentes de trabalho. Dessa forma, ao contratar uma empresa de terraplanagem deve-se olhar muito mais que apenas o preço, uma vez que o barato pode sair muito caro. Continue lendo e saiba quais são os cuidados que devem ser tomados para escolher o parceiro ideal para a sua obra.
O que considerar na hora de contratar uma empresa de terraplanagem? Confira 4 fatores que precisam ser considerados ao contratar uma empresa de terraplanagem: Credibilidade Para saber se uma empresa é confiável ou não, é importante analisar a credibilidade que ela tem no mercado. Para isso, deve-se considerar a experiência, assim como a quantidade de projetos já realizados de forma bem sucedida. Outra boa maneira de avaliar a credibilidade é conversar com clientes antigos e questionar como a terraplanagem foi desenvolvida, se houve algum problema durante a execução e se eles recomendariam o serviço para outros.
Equipamentos Outro cuidado que deve ser tomado ao contratar uma empresa de terraplanagem está relacionado com os equipamentos que são utilizados para esse serviço. Para que todo o processo ocorra de forma rápida e ágil, o parceiro escolhido deve trabalhar apenas com os melhores equipamentos do mercado. O uso de pá carregadeiras, tratores e retroescavadeiras de má qualidade pode comprometer a obra e deixá-la muito mais demorada. Capacidade técnica Toda a equipe deve ter ampla experiência e ser capacitada para realizar a terraplanagem. Caso isso não aconteça, é mais provável que o trabalho não fique bem feito e ocorra acidentes na obra.
Dessa forma, tão importante quanto conhecer a credibilidade da empresa é analisar como o time se portou durante o serviço e se houve algum problema por falta de planejamento. Profissionalismo Outro cuidado que deve ser tomada ao contratar uma empresa de terraplanagem é o profissionalismo do parceiro. Muitos negócios não levam a sério aquilo que prometem, assim como não cumprem os prazos traçados e não tem responsabilidade com o serviço contratado. O profissionalismo faz toda a diferença e pode ser o que garante o sucesso da sua obra.
Na hora de construir seja uma casa ou um prédio comercial, muitas são as técnicas que podem ser usadas para a preparação do terreno e entre elas está a terraplanagem. Você sabe o que é terraplanagem e quando essa técnica é indicada na obra? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
A terraplanagem, como o próprio nome indica, é a colocação ou a retirada de terra para deixar um terreno plano, resolvendo diversos tipos de problemas que podem dificultar a construção.
Para que a seja feita um pouco de é retirado de uma parte mais alta do terreno e depositada na parte mais baixa, tornando-o plano, com o uso de equipamentos especiais e também com um cálculo preciso do quanto de terra precisa ser retirado (corte) e depositado (aterro).
Antes de fazer a terraplanagem, é muito importante que o terreno esteja limpo, sem detritos e vegetação (como árvores, toras de madeira, pedras e outros itens), para que as máquinas consigam trabalhar de forma adequada.
Na prática, podemos definir o que é terraplanagem como uma das principais técnicas da engenharia civil, ajudando na criação de obras de engenharia de solo (como estradas de ferro, rodovias, barragens, canais e valas), no nivelamento de áreas em desenvolvimento para a construção, na abertura de depósitos minerais e na fundação para edifícios e estruturas erguidas a partir de outros materiais.
O que definirá (ou não) a necessidade da terraplanagem é: o perfil do terreno, as cotas abaixo ou acima dos níveis da rua e também o grau de dificuldade para executar a terraplanagem.Se, por exemplo, o seu terreno tiver cotas muito abaixo (em declive) ou muito acima (em aclive) das cotas da rua, um serviço de terraplanagem poderá ser necessário.
De qualquer forma, somente um engenheiro civil ou um profissional de topografia podem lhe dizer com certeza se você terá ou não que contratar este serviço para a sua obra.
O primeiro passo depois de saber o que é terraplanagem é fazer um estudo completo do seu terreno, avaliando além do aclive e do declive outros pontos importantes como o tipo de solo e a resistência para suportar as cargas nas fundações.
Somente a partir deste estudo é que o melhor método de terraplanagem será definido, bem como os tipos de máquinas que serão usados, que podem ser pás escavadeiras, retroescavadeiras e tratores de esteira.
Os métodos usados geralmente variam entre:
- aterramento: quando é preciso fazer a colocação de terra no terreno, sendo a terra vermelha a mais usada;
- escavação: quando a terra é retirada do local;
- destocamento: retirada de restos de árvores ou de plantas;
- drenagem: retirada de água;
- demolição ou remoção: para terrenos que já contam com uma edificação que precisará ser retirada;
- compactação do solo: com o uso de rolos compressores, busca-se gerar mais estabilidade para o procedimento.
Além de tudo isso, existem outras características que precisam ser muito bem analisadas, por exemplo, um terreno com desnível para o fundo pode exigir mais dos profissionais de terraplanagem, já que, algumas vezes, é preciso construir um muro de arrimo ou de sustentação e só depois preencher o espaço com terra e compactá-la.
Infelizmente, nem todo mundo se atenta para o que é terraplanagem e todos esses passos, e acabam contratando os serviços de terraplanagem sem a orientação de um profissional especializado, ou ainda querem tornar este serviço “mais barato”, optando por soluções pouco profissionais.
O resultado pode ser bem desastroso e colocar a sua obra em risco. Os problemas mais comuns trazidos por esta situação são a erosão e o deslizamento de terra, principalmente nos terrenos nas encostas de morros que são bastante inclinados. Nestes locais, inclusive, também pode ser necessário fazer uma boa drenagem das águas da chuva, além da construção de muros para contenção de terras. Outro ponto que merece cuidado é em relação à inclinação segura do terreno (taludes) para evitar a descida de barreiras.
O profissional ainda precisa saber exatamente como é o código de obras da cidade, analisando as exigências e impedimentos construtivos em áreas inclinadas, o que evita que, mesmo com a terraplanagem, a obra seja embargada.
Antes de fazer a retirada da vegetação, também é importante conferir se aquela não é uma área de preservação, bem como obter a licença de corte. Uma solicitação especial também deverá ser feita caso você tenha que realizar o descarte de materiais.